FeCiAL, equipe diabetes.

Região do país: Nordeste
Data: 2024-11-05
Cidade UF: Maceió – AL
Informações gerais sobre a ação: Exposição em Feira de Ciências como projeto de extensão de acadêmicos de Medicina promovendo educação em saúde com escolares, com tema diabetes.
Contato: 82996142344
E-mail: [email protected]

EDUCANDO EM SAÚDE: CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DIABETES.

Wendell VILARINDO¹; Gabriel SILVA¹; João MELLO¹; Gabriel OGG¹; Lucas RENNAN¹; Jean PATRICK¹; Ygor COSTA¹; Sérgio ROCHA¹, Gabriela BEIRIZ²

¹ Discente do curso de Medicina, Centro Universitário CESMAC.
² Docente do curso de Medicina, Centro Universitário CESMAC.
[email protected]

INTRODUÇÃO: A diabetes é caracterizada pelos níveis anormais de glicose na corrente sanguínea, a qual é dividida em: tipo 1, tipo 2 e gestacional. É fundamental expor a relevância social do projeto integrador, pois a promoção de discussões conscientizará a população. É preciso educar em saúde para combater à falta de informações sobre formas de prevenção, evitando complicações a partir dessa doença.

OBJETIVOS: Relatar a experiência de uma ação de educação em saúde sobre a temática “Diabetes”.

METODOLOGIA: Relato de experiência com base em um projeto extensionista realizado por estudantes do 2° período de medicina do CESMAC, com alunos do 7° ano de uma escola estadual de Maceió. No primeiro encontro, foi realizado uma introdução geral com os educandos em sala de aula sobre o tema, ocorreu a dinâmica de conscientização relacionada a diabetes. Em encontros subsequentes, organizou-se a montagem de uma maquete, um jogo de cartas educativas, com perguntas e respostas sobre o tema.

RESULTADOS: Ao final de toda a operação educacional, observou-se uma grande integralidade dos discentes de medicina e os escolares. Tal situação evidenciou ser proveitosa para ambas as partes, seja para entender novas realidades e conhecimentos gerais por partes dos discentes, seja pelos maiores avanços de conhecimentos práticos sobre a patologia, maior desenvoltura social e integralidade por parte dos estudantes.

CONCLUSÃO: Em suma, além de fortalecer a conscientização sobre a diabetes, os educandos, influenciados pela interação social, desenvolveram competências e habilidades para produzir e transmitir conhecimento.

Palavras-chave: Educação infantil. Diabetes. Educação em Saúde.