Assembleia Legislativa celebra Dia Mundial do Diabetes em Reunião Solene

HOMENAGEM – Presidente regional da Sociedade Brasileira de Diabetes, a médica Geísa Macedo recebeu placa comemorativa em alusão à data. “Foi a primeira Assembleia do Brasil a abraçar a causa”, registrou. Foto:

Em 1991, a Federação Internacional de Diabetes e a Organização Mundial de Saúde instituíram uma data dedicada a alertar a sociedade sobre uma disfunção orgânica que atinge mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. Celebrado em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes foi tema de Reunião Solene realizada, nesta terça (12), pela Assembleia Legislativa, por solicitação do primeiro-secretário da Casa, deputado {dep: 14819(Clodoaldo Magalhães )}(PSB).

“Essa data representa um esforço coletivo para incentivar a prevenção e os cuidados com o diabetes”, afirmou o presidente da Alepe, deputado {dep: 14824(Eriberto Medeiros )}(PP), na abertura da cerimônia. O dia foi escolhido para marcar o aniversário do médico canadense Frederick Banting, que descobriu a insulina em 1921. A descoberta, feita em parceria com o assistente dele, Charles Best, foi fundamental para o tratamento da doença.

O diabetes é um distúrbio metabólico que causa elevado índice de mortalidade e muitas complicações, entre as quais insuficiência renal, perda da visão e alteração da sensibilidade nos membros inferiores, podendo causar úlceras e amputações. Uma das medidas de precaução é o controle do consumo diário de alimentos, além do cuidado com a forma física por meio de exercícios e caminhadas, sempre sob supervisão médica.

O apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) ao Dia Mundial do Diabetes resultou na campanha Novembro Diabetes Azul, com referência à bandeira da entidade internacional. Com a solenidade, a Alepe reforça o alerta a todas as pessoas contra os males dessa disfunção, acredita Clodoaldo Magalhães. “A Assembleia Legislativa, como legítima representante dos interesses do nosso povo e atenta a tudo que diga respeito ao seu bem-estar, tem feito questão de enaltecer o Novembro Azul ao longo desses últimos anos”, discursou.

O parlamentar ainda destacou que a enfermidade tem sido tema recorrente em leis aprovadas na Casa, a exemplo da que estabeleceu a Semana Estadual de Prevenção e Controle do Diabetes, a que garante permissão irrestrita para pessoas com a doença portarem insulina em eventos e a que obriga escolas a disponibilizarem aos alunos lugares adequados para armazenar esse hormônio. “Devemos empreender todos os esforços para que a informação e o acesso ao tratamento adequado cheguem ao máximo de pessoas possíveis”, pontuou Magalhães.

Durante a cerimônia, a médica Geísa Macedo, presidente regional da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), recebeu uma placa comemorativa em alusão à data. Ela registrou o pioneirismo da Alepe ao promover uma solenidade em honra ao Dia Mundial do Diabetes. “Foi a primeira que abraçou a data. Estou muito feliz com isso e dou os parabéns. Os Poderes Públicos precisam abraçar essa causa para que ajudemos uns aos outros a fim de tratar melhor e evitar a maior despesa na saúde pública, que são as complicações crônicas.”

Outras dez personalidades que contribuem para a saúde no Estado receberam diplomas: os médicos Gustavo Caldas (vice-presidente da SBD), Mário Fernando Lins (presidente do Cremepe), José Luciano Albuquerque (presidente regional da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), Elcy Falcão (presidente de honra da Associação Pernambucana do Diabético Jovem) e Jacqueline Araújo (chefe do Serviço de Endocrinopediatria da UFPE).

Também foram entregues certificados a Nair Cristina Almeida (secretária da Associação Médica de Pernambuco), Paulo Ricardo Vasconcelos (presidente da Sociedade de Angiologia e Cirurgia Vascular de Pernambuco), Liana Ventura (vice-presidente da Fundação Altino Ventura), Frederico Cavalcanti (coordenador da Unidade de Nefrologia do Real Hospital Português – RHP) e Maurílio Rodrigues (diretor do Realcor do RHP). Durante a Reunião Solene, houve apresentações do Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Casa.

Agenda – Também dentro dos eventos do Novembro Diabetes Azul, a Assembleia promoverá no próximo dia 19 de novembro (terça), das 9h às 13h, a Campanha Alerta Diabetes, com foco na detecção e orientação sobre a doença. Aberta ao público, a ação ocorrerá no hall do Anexo I da Casa.

Na ocasião, será oferecida, gratuitamente, a verificação da bioimpedância (detecção de sobrepeso e obesidade) e da pressão arterial, além das avaliações de fundo de olho e do pé de risco. Ainda haverá orientação nutricional para os participantes. Serão disponibilizadas 500 vagas para as consultas, acessíveis a todas as pessoas com mais de 18 anos.

O evento terá o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes. “Estaremos junto da Assembleia promovendo essa ação efetiva para o povo, mostrando a importância do diabetes, fazendo as medições e dando informações”, explicou a presidente regional da entidade. “A diabetes é a maior causa de amputação no mundo e, com um teste simples feito por meio de um aparelho que custa R$ 22, conseguimos saber se o pé tem risco”, explicou Geísa Macedo.

Além disso, às 13h30, os parlamentares estaduais participarão do Abraço Azul em prol da conscientização sobre o diabetes. O ato simbólico ocorrerá em frente ao Edifício Miguel Arraes, que abriga o Plenário da Alepe, na Rua da União (Centro do Recife).

The post Assembleia Legislativa celebra Dia Mundial do Diabetes em Reunião Solene appeared first on Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

Contato

Realização

Apoio